Mensagens que Edificam


Autor: Rev. Rubens Braz Todos os dias você poderá ler, ouvir, ou assistir uma mensagem inédita, que abençoará a sua vida! Direitos reservados - Copyrigth - 2014

07 - Quem está sofrendo, deve ser DESAFIADO à entrar no banquete

Postado por Ministério Saciame Cristãos Interdenominacionais Apoiando em sábado, junho 15, 2013 Em: II - MINISTÉRIO

" E disse o senhor ao seu servo: Sai pelos caminhos e valados, E FORÇA-OS a entrar, para que a minha casa se encha. "
Lucas 14.23



- PRIMEIRA PARTE -



Pra ajudar alguém à sair do buraco, às vezes a gente precisa "forçar a barra", como Ele fez... foi até as últimas consequências, morreu para que aceitásse-mos o seu convite:


" Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. "


Mateus 11.28



Jesus não fez somente esse lindo convite, mas Ele o "embrulhou em um belo papel de presente, o colocou dentro de um lindo envelope": ELE MESMO! A mesagem era bonita, e o mensageiro nos provou que a mensagem era verdade. Mas para nos dar essa prova, Ele "forçou a barra" conosco, nos fez vê-lo pendurado em uma cruz. Ele não ficou somente no convite (PASSIVO), mas Ele agiu (ATIVO), nos demonstrando que o convite era real, verdadeiro, e que valeria a pena aceitá-lo.



* forçar a barra = insistir muito; fazer pressão.

A igreja na terra, nos últimos tempos, tem atuado de uma forma um tanto "passiva" no que se refere à evangelização. É muito raro vermos atividades evangelizadoras por parte de igrejas, que mereçam destaque e a nossa atenção, pois com exceção das grandes concentrações promovidas por pregadores famosos, a igreja brasileira não tem sido incentivada à evangelizar, ganhar almas. Claro que há exceções, existem alguns poucos ministérios por esse Brasil afora, que tem feito à diferença, evangelizando de forma "agressiva", são igrejas que sairam do "evangelismo passivo", e passaram para o "evangelismo ativo".


EVANGELISMO PASSIVO


É a ação tímida de crentes que às vezes até com boa intenção, porém sem treinamento algum, saem pelas ruas com "cara de crente" (usos e costumes religiosos), folhetos e a Bíblia debaixo do braço, e sempre os mesmos termos: "aceita um folhetinho da Palavra de Deus?" Esses crentes, normalmente voltam para casa sem resultados, ou muito pouco acontece, pois essa forma de evangelizar, joga a responsabilidade da PROMOÇÃO DA AÇÃO SOBRENATURAL, nas mãos do lado mais fraco, o pecador. Precisamos entender que, o pecador está espiritualmente "doente, fraco", e até mesmo "dominado" por forças ocultas e malignas, portanto, cabe à quem está forte (o crente evangelizador), agir ATIVAMENTE, e não PASSIVAMENTE, para que a fraqueza espiritual do evangelizado, não comprometa a AÇÃO SOBRENATURAL de Deus, e consequentemente o RESULTADO DO EVANGELISMO, que deve ser a Salvação do pecador.


Antes ainda de falar sobre o EVANGELISMO ATIVO na prática, analisando o versículo citado acima, podemos ver que na parábola contada por Jesus aos seus discípulos, um homem muito rico organiza um grande banquete, e dá a seguinte orientação ao mestre-de-cerimônias, com relação aos convidados: "força-os à entrar" .


Nesta parábola, o homem rico estava representando o nosso Deus, dizendo para nós, a sua igreja: "saiam pelas favelas, comunidades, prisões, hospitais, repartições públicas, empresas, escolas, ruas, praças, vão por todos os lugares e "FORÇEM" as pessoas à entrarem na minha igreja. Quero a minha casa cheia, pois preparei um banquete pra eles:



lá têm cura para os doentes (E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. Mateus 8:7 );


libertação para os oprimidos (Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. Salmos 72:14 );


alegria para os tristes ( a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado. Isaías 61:2 );


força para os fracos (E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Romanos 8:26) ;


riqueza para os pobres, amor para os desprezados, paz para os aflitos (Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. Salmos 72:13 );


perdão para os pecadores (Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9 );


salvação para os condenados (Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10 )


- " Eu Sou Pai de órfãos e Juiz de Viúvas " (Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Salmos 68:5 ).


- " Vão, forçem eles à entrarem no meu Reino, pois nenhum deles pode continuar sofrendo, não tenham medo, vocês estarão forçando-os à se tornarem vencedores, quando eles estiverem vencendo, eles não vão reclamar, eles vão agradecer ...



" A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. "

Lucas 16.16


Talvez o leitor pode pensar: " esta mensagem não é para mim, pois não sou um evangelista..." Conceito Errado. Primeiramente porque não estou me referindo ao ministério de Evangelista, estou me referido à atitude EVANGELIZADORA de um EVANGELIZADOR que pode, e deveria ser a atitude de qualquer pessoa que teme à Deus, e que ama o próximo, que ama as almas que estão perecendo sem Jesus.




Tem algum amigo do seu trabalho SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Tem um vizinho no seu bairro SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Tem um parente seu que está SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Estava no transporte coletivo e conheceu uma pessoa que está SOFRENDO? FORÇE-A À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!

Foi ao cabeleiro, à farmácia, à padaria ou ao mercado e quem lhe atendeu está SOFRENDO? FORÇE-O À ENTRAR NO BANQUETE DE DEUS!


Há muitos crentes que já estão assentados à mesa do banquete de Deus, já receberam curas, milagres maravilhosos, libertações, bençãos financeiras, mas não convidam ninguém mais, pra se assentar à mesa de Cristo e saciar a fome! Outros, como eu disse no início desse texto, até fazem o convite, mas de forma passiva, que não convence as pessoas de que Deus REALMENTE TEM UM BANQUETE PREPARADO.


O TIPO DE CONVITE E O ENVELOPE - A mensagem e o mensageiro





Hoje, com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, é muito comum recebermos convites de casamentos, festas, aniversários, convites cada vez mais lindos e criativos. A nossa tendência é pensar da seguinte forma: se o convite é personalizado, bonito, criativo, enfim, se ele chamar a nossa atenção positivamente, logo deduzimos que será uma ótima festa, e não vamos querer perder. Há convites que são tão bem feitos, tão bonitos e caros, que ficamos até com dó de jogar fora. Conheço pessoas que guardam convites de festas que aconteceram já há alguns anos pelo fato do convite ser uma verdadeira "obra de arte".


Há certos evangelismos que são feitos, onde o folheto é ruim, quem está fazendo o convite, também não está representando Deus de uma forma positiva, pois faz o convite sem paixão, sem fé, sem alegria, sem beleza, enfim... a tendência é a pessoa "jogar na lata do lixo" o convite, pois a impressão que ela teve é de que "NÃO VAI HAVER BANQUETE COISA NENHUMA". A pessoa que está sofrendo, chorando, não vai acreditar que esse Deus pode mudar a sua vida, se o evangelizador quando fala passa tristeza, carranquismo, dúvida, insegurança, falta de persistência etc.


Já ví pessoas evangelizando com simplicidade, não sabiam nem pronunciar as palavras de forma correta, falavam "Jésuisi", "Demonho", porém evangelizavam com autoridade, com fé, com paixão, e dessa forma as pessoas atendiam o convite, e quando chegavam à igreja, tinham suas vidas transformadas por Deus.


As mamães sabem muito bem que, se deixar por conta da criançada a decisão de quando comer, e o que comer, elas só vão comer doces, só vão querer sobremes e completamente fora de hora. Por essa razão, muitas mães se veêm obrigadas à "forçar" a barra para que os filhos comam, e fazem isso, com certeza não para mal, mas para o bem de seus filhos.


O TIPO DE ORDEM ATIVA


Se você quer ajudar alguém que está sofrendo, na sua casa, na sua família, no seu círculo social, nem sempre a melhor forma é tratar como se estivesse sentindo pena, sentindo dó. Muitas vezes sentir pena, dó, causa na pessoa sentimentos de comiseração, depressão, ela se coloca "mais pra baixo" ainda, e algumas até mesmo passam a agir com "estrelismo", quando percebem que se tornaram o centro das atenções. Sentir pena, dó, não ajuda ninguém, não coloca comida na barriga de ninguém, não salva ninguém do inferno!


Quem está sofrendo, deve ser DESAFIADO à entrar no banquete. Quem está sem forças espirituais, não está em condições de aceitar a "comidinha", algumas pessoas inclusive, assim como a criança que só quer a sobremesa mas não quer se alimentar saudavelmente, essas pessoas também só querem a cura, o dinheiro, o emprego, o marido de volta, mas não querem ouvir o que Jesus tem à dizer sobre elas, o porque do sofrimento, não querem saber quais atitudes devem mudar em suas vidas para que as bençãos possam vir sobre elas, não querem ler a Bíblia, não querem orar, não querem frequentar a igreja, enfim, não querem alimento sólido, querem somente se livrar dos seus problemas e jogá-los no colo de Jesus.


Se nós evangelizadores, formos "moles" com esse tipo de pessoas, vamos prejudicá-las. A mãe que faz todos os "gostos alimentícios" dos filhos, em uma grande probabilidade de no futuro ter um filho, obeso, diabético, portador de gastrite, anemia, outros males ou o pior, a morte prematura.


EVANGELISMO ATIVO FINALMENTE


Quando eu evangelizo as pessoas, eu costumo dizer à elas: " se Jesus não mudar a Tua vida, eu não sirvo mais à Ele, pois então Ele é mais fraco que o diabo". É claro que isso nunca vai acontecer, e é por isso que eu digo, eu falo algo em que acredito, e a pessoa pensa: se esse pastor está colocando em jogo o pastorado e o cristianismo dele, pra que eu entre nesse banquete, é porque deve ser bom mesmo! Então eu vou entrar!


Mas Evangelismo Ativo, não pode ser apenas palavras, desafios, tem que ser ATITUDES. Se a pessoa está enferma, porque não curá-la na mesma hora através da autoridade que já lhe foi dada? Se ela está enfrentando qualquer problema que seja, porque não buscar uma Palavra de Deus revelada na hora, e após atendê-la devidamente, após o aconselhamento espiritual, porque não orar para que algo sobrenatural aconteça naquela situação? Porque não desafiar? Porque não convidá-la a aceitar Jesus alí mesmo, no trabalho, no ônibus, na rua? Porque você têm que esperar para que ela vá no domingo na igreja? E se ela morrer antes de domingo e depois da sua conversa com ela?


Creio que o leitor está compreendendo, forçar a barra, não é no sentido de "obrigar", mas sim de "fazer pressão", e de que forma? Usando fé, paixão, poder nas palavras e nas ações. Um convite à Cristo cheio de poder e unção não dá pra resistir.


JESUS FOI O MAIOR EXEMPLO


Aquele que disse "força-os à entrar", também usou essa estratégia para eleger seus discipulos. Ele mandou Pedro deixar às redes, e se tornar pescador de homens. Ele mandou Pedro ir pescar peixe para pagar os impostos de ambos. Ele usou o chicote quando viu que o templo tinha sido transformado em comércio pelos pecadores. Quando Pedro errou em palavras, Jesus não exitou em dizer: "para trás de mim satanás". Para que a mulher samaritana tivesse a sua chance de ser salva, Jesus não teve medo de expor de forma profética a vida pecaminosa que ela vivia. Quando Jesus percebeu que a multidão o seguia apenas por causa da multiplicação dos pães e dos milagres, não exitou em ser firme e em falar a verdade, mesmo sabendo que muitos iriam deixá-lo. Jesus atuava junto aos pecadores de forma ativa, ousada, intrépida, falava o que tinha que falar, dizia o que tinha que dizer, é fato que o crucificaram por isso, mas aqueles que Ele salvou realmente foram salvos!


Hoje nós vemos um evangelismo fraco, que se adapta ao gosto de todos, mas que não ajuda ninguém. Extratégias de Evangelismo são HIPER-NECESSÁRIAS, porém o objetivo delas, é exatamente ampliar o alcance da Palavra de Deus entre as mais diversas classes e níveis da sociedade, porém, para isso, ela não precisa obrigatoriamente se adaptar (como camaleão) à todo tipo de gente. São os pecadores que devem se adaptar ao Evangelho, e não o Evangelho que deve se adaptar ao pecador. Devemos contextualizar a mensagem Divina (fazer uso da linguagem que a pessoa entende: idioma, artes, esportes etc), porém sem destruir o seu real significado.


Esse Evangelismo Passivo infrutuoso, surge exatamente de pelo menos três situações:


1 - com a busca da igreja da modernidade que adapta o evangelho às pessoas, enchem denominações, "incham" os seus cadastros de membros, porém os salvos são poucos;

2 - com o comodismo de igrejas antigas tradicionalistas, que não se renovaram e nem acompanharam as alterações de tempo, espaço e cultura, portanto não conseguem contextualizar a mensagem de forma que seja compreendida pelo pecador;

3 - O evangelismo passivo surge também, de conceitos equivocados de que " a obra é do Senhor, e nós não precisamos fazer nada, só entregamos o folheto e Deus faz o resto ".


O Nosso Mestre, Jesus Cristo, não ficou apenas no "folhetinho", ou proferindo "frases feitas", o chamado "evangeliquez": Jesus te ama! Você vai para o inferno se continuar assim! Não! Jesus tinha uma palavra viva que tratava cada pessoa em especial, Ele fazia cada pessoa sentir o gostinho do banquete, dessa forma Ele as "força-va" à segui-lo, e elas aceitavam ficar dias e dias seguindo-o pelo deserto, com certeza porque o CONVITE HAVIA SIDO MUITO BEM FEITO!


Na próxima meditação, nós vamos ver quando Deus é obrigado à forçar a barra com a gente também. O ser humano é assim mesmo, nem sempre sabe o que quer, por isso, quando for ajudar algum sofredor por aí, lembre-se, talvez toda a força de que ele disponha para sair do sofrimento, seja a sua força! E sabe porquê? Porque Deus está em você, então você será o representante Dele na vida dessa pessoa, portanto faça o serviço direito, não deixe ninguém no buraco! Não espere o culto do domingo para que o pastor "jogue a corda", jogue você mesmo, quando o pastor chegar, pode até ser que a pessoa já esteja fora do buraco, e tudo o que ele terá que fazer, será tratar das feridas. Não "jogue um folhetinho dentro do buraco", o pecador está precisando de uma mão, de uma corda, de uma ajuda do alto, então tire-o do buraco primeiramente, e depois LEIA COM ELE o folheto, e explique usando a Bíblia, ao final é só orar e ver o Deus Todo-Poderoso agindo e mostrando que Ele é Deus, mais uma alma será desfalque na relação de futuros moradores do inferno, e O Seu Nome será glorificado.




ORE COMIGO:



Senhor, me dá capacidade para tirar muitas vidas do inferno. Me dá sabedoria e estratégia para ajudar aqueles que necessitam, não apenas lhes dando ordens, mas estendendo a mão como O Senhor mesmo fazia quando curava alguém. Eu profetizo e determino em O Nome de Jesus, que farei a diferença no meu trabalho, na minha escola, no meu bairro, na minha família, enfim, em todo o meu círculo social, serei usado por Deus, para com ousadia, intrepidez e força, resgastar muitas vidas do "fundo do poço", para glória de Deus Pai. Amém!

Em: II - MINISTÉRIO 


Tags: banquete  evangelismopassivo  evangelismoativo 
 

COMENTÁRIOS DE LEITORES:

" Foi mt bom ler tudo que vc escreveu, me fez ajoelhar e orar, obrigada. " Por Samira Takahashi - Gunma-Ken - Japan

" Hj pedi á Deus uma direção, e sem querer encontrei esta página na web. Me senti fortalecida e confiante pois creio q Deus está na direção e devo esperar com fé pois sei q não existe poder maior do que o Poder de Deus. " Por Selma Lima Brasília - DF

" Sim posso dizer que nestas palavras eu consigo enchergar o porque não consigo prosperar e não consigo crescer espiritualmente tb, trago um complexo de inferioridade desde pequeno... ... desejo ser liberto deste complexo desta situação que me afligia por toda minha vida e creio que hoje estou liberto pois vou orar e sei que Deus é fiel para me ajudar. obrigado por favor orem por mim. " Por Anônimo

"Graças a Deus por essa palavra. Eu desde pequeno fui instruído que eu tinha que crescer. Como não tinha a altura normal de criança, eu odiava isso e sempre zombavam... ... o complexo de inferioridade q começou pequinininho hoje trava minha vida toda. Mas no Nome de Jesus esse mal está repreendido da minha vida e por essas palavras eu não aceito ser um fracasso no Nome de Jesus! " Por Anônimo

" Estou me preparando para uma oportunidade na minha igreja e esta mensagem me tocou muito, pois pretendia pregar sobre ela, e agora o ESPIRITO SANTO me confirmou. Eu louvo a DEUS pela vida do Reverendo. AmÉM! " Por Anônimo

" Deus falou comigo, pois eu já estava perdendo a esperança de que Deus cumpria o que prometeu em minha vida . Agora tenho certeza que Deus nos chamou para reinar, e sentarei na mesa com Ele e o seu nome será glorificado em minha vida. " Por Anônimo

... que possamos entender que temos valor e somos amados, e como disse o amado Rubens: " Que nós possamos compreender que Deus nos fez a Sua imagem e semelhança, e que isso significa que Ele nos dá valor, e isso é o que basta para vencermos na vida". Que Deus nos abençoe e que possamos ter uma auto-estima sadia. " Por Anônimo

" Agradeço a Deus por essas palavras e por ter instruído tão bem ao seu servo, o Rev. Rubens e peço a Ele que sempre o abençoe, pois essas palavras verdadeiramente me tocaram e pude ver com clareza onde erro tanto diante de Deus e não consigo ver suas promessas se realizarem em minha vida.Quero muito ter um encontro com Deus e ser transformada, para poder ser usada por ele. " Por Anônimo

" Graças a Deus recebi aqui a minha libertação, pois como mefibosete estavá eu mais recebo de Deus a Libertação, a Vitoria, e tudo que me foi Roubado pelo diabo, recebo e toda derrota ficou para trás e não me alcaçará em nome de Jesus Para gloria de Deus eterno. " Por Anônimo

Pq na jornada. é frequente ver irmãos assim prostados em nda fazer mais, resginados esua frustações e angustias... ...Deus abençoe Rev.Rubens por esta mensagem, vinda do céu. " Por Anônimo 

" Preciso sair do sentimento de mágoas e rancor que parece me judiar. Por favor orem por mim. Amém! " Por Anônimo

" Esta Mensagem, tocou meu coração... Por Anônimo  

saciame.mp3

Crie um site gratuito com o Yola