PARA ASSISTIR OUTRAS MATÉRIAS CLIQUE NA SETA >> NO PLAYER 

 

06 - Vença a síndrome de Baruque e foque em Jesus

Postado por Ministério Saciame Cristãos Interdenominacionais Apoiando em segunda, maio 20, 2013 Em: II - MINISTÉRIO



A Bíblia Sagrada é muito clara quando afirma que, um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), e também quando diz, que são as pequenas raposas que destroem as grandes vinhas (Cantares 2.10). Estes são alertas bíblicos para os nossos dias, e no passado Jesus também alertava constantemente os seus obreiros, os seus discípulos, pois ele conhecia os seus pensamentos e os seus sentimentos. (Mt 4.9 / 12.25 / Lc 6.8 / 9.47).

Como diz a escritora, pastora e conferencista Joyce Meyer, primeiramente o diabo ataca a mente, os nossos pensamentos. No livro de sua autoria "O campo de batalha da mente", ela afirma que tudo começa em nossa mente, e depois que a mente está dominada, os maus pensamentos descem ao coração para então se transformar em realidade, ou seja, para ser colocado em prática.

Neste devocional quero utilizar como exemplo, três personagens bíblicos que viveram algo em comum: Foram avisados e viram com seus olhos suas terras sendo destruídas. Todos eles foram atacados em suas mentes por pensamentos malignos, mas tanto o primeiro quanto o segundo "mudaram" as suas mentes conforme o aviso de Deus, já o o terceiro personagem não vigiou, e permitindo que os pensamentos se transformassem em prática, sofreu as conseqüências.

O primeiro personagem se chama Baruque, e a sua história está relatada no livro de Jeremias,  capítulo 45 onde diz assim: 


No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, depois que Baruque, filho de Nerias, escreveu num rolo as palavras ditadas por Jeremias, este lhe disse:
"Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a você, Baruque:
Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’ 
Jeremias 45:1-3


Esse maravilhoso relato, vem apenas para confirmar o que já vimos anteriormente: Deus conhece os pensamentos, e quando levanta alguém, capacita, unge como obreiro, pode ter a certeza que desde o momento do chamado ou unção, Ele vigiará cada pensamento do obreiro. Não importa onde você for, ainda que Ele não esteja em você (por causa do pecado),o Espírito Dele irá com você pois nada pode se esconder da sua face.


Então entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: "Onde você esteve, Geazi? " Geazi respondeu: "Teu servo não foi a lugar algum". Mas Eliseu lhe disse: "Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? 
2 Reis 5:25-26



As reclamações e pensamentos que Baruque que nutria em seu íntimo, e que talvez ninguém sabia nem mesmo sua família, foram revelados por Deus ao profeta Jeremias. Baruque achava que Deus havia acrescentado tristeza ao sofrimento dele, ele disse que estava exausto e não suportava mais passar por tudo aquilo. Para compreender melhor as reclamações de Baruque, precisamos entender que ele foi o obreiro auxiliar de Jeremias tendo a responsabilidade de registrar as profecias do profeta em um livro. Sabemos também que o profeta Jeremias foi um profeta sofredor, e viveu um tempo terrível onde o povo de Deus foi levado ao exílio, sendo que o próprio Jeremias chegou a ser preso, e também foi jogado em um calabouço. 

É muito provável que o obreiro Baruque possuía sonhos (planos), e como qualquer outra pessoa desejava paz, abundância, prosperidade. No entanto, o seu ministério, o seu cargo como auxiliar do Profeta, exigia que ele também vivesse, participasse dos mesmos sofrimentos do profeta, daí a afirmação: " Deus acrescentou tristeza ao meu sofrimento ". Em outras palavras, é como se Baruque afirma-se: "como se não bastasse ver o meu povo, minha família sendo levada ao exílio, eu ainda fui escolhido para sofrer mais do que eles, porque fui escolhido por Deus, recebendo um chamado para acompanhar e servir este profeta entre os nossos inimigos".

Muitos obreiros da atualidade, sentem ou pensam como Baruque naquela situação, porque receberam um chamado de Deus como pastores, evangelistas, obreiros, enfim, para fazer uma obra, no entanto a família está com problemas, os filhos estão sofrendo, a esposa, o marido, alguém da família não está bem, e esse obreiro questiona o porque foi chamado para participar das lutas do Ministério (são muitas) se já vive tantas lutas em casa, na família. Eu posso dizer que não fomos os primeiros, Jesus Cristo deixou a sua glória, o seu Reino de paz e veio PARTICIPAR do nosso mundo problemático, dos nos dilemas para resolvê-los!


Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,Hebreus 2:1


O ponto positivo nessa história é que Baruque apenas pensou, ele não transformou seus pensamentos em realidade e não tomou decisões precipitadas, apenas reclamou com Deus em seu íntimo, e Deus revelou a reclamação e também a resposta ao profeta. Quando você clama a Deus (ainda que reclame), a resposta virá com certeza.


Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra. 
Jeremias 45:4


A resposta de Deus foi contrária a qualquer expectativa de prosperidade, se Baruque esperava uma resposta para acabar com a tristeza, aos olhos humanos a resposta de Deus trouxe mais tristeza ainda, pois Deus afirmou que destruiria toda aquela terra (Israel) e que arrancaria aquilo que havia plantado alí (o povo, a família de Baruque).

Quem decide realizar a obra do Senhor tornando-se um obreiro, deve estar preparado para ouvir a voz de Deus. Nem sempre Ele falará aquilo que queremos ouvir, mas falará sempre a verdade, e a verdade nos libertará. A mente humana não pode compreender a verdade, as pessoas que esperam algo bom desse mundo jamais compreenderão a Palavra de Deus, neste relato Deus continua respondendo a reclamação de Baruque, e somente obreiros espirituais podem compreender respostas como essa:


E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ". 
Jeremias 45:5


Se fosse nos dias de hoje, Deus diria aos "Baruques" da atualidade (obreiros): "Porque vocês estão buscando prosperidade? Porque essa preocupação com as riquezas? Querem ficar ricos nesta terra? Vou trazer desgraça sobre esta terra e ela será destruída! Mas se vocês me buscarem em primeiro lugar, e ensinarem o caminho do céu e da salvação para outros, onde vocês forem eu pouparei a vida de vocês, até o dia em que eu virei arrebatar vocês, a minha Igreja!


"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.Mateus 6:19



Aqui chegamos no ponto principal da revelação de Deus neste devocional. O foco de Baruque estava errado, ele estava triste porque não estava prosperando, mas não percebia que qualquer prosperidade naquela terra não teria valor algum, pois aquela terra seria destruída. Há algo lindo e rico que Baruque também não percebeu, Deus lhe dera a riqueza de ser o escritor das profecias de Jeremias, e o seu nome seria e foi perpetuado para a Eternidade e ajudou a muitos naqueles dias, e nos ajuda até os dias de hoje.

Atualmente sabemos que a destruição desse mundo é iminente, no entanto muitos de nós estão como Baruque naquele momento, focados em coisas terrenas, corridas políticas, projetos de ostentatação capitalista, defesas de denominações e religiões quando a verdadeira religião é Cristo, e só Ele! 
Devemos nos espelhar em Raabe, mesmo não conhecendo muito a Deus, quando soube que a desgraça viria sobre a sua terra (Jericó), colocou-se à serviço como obreira do Senhor escondendo os espias de Israel, e ao invés de procurar riquezas como reconhecimento e pagamento, pediu apenas pela sua vida, pela vida de sua família e foi atendida, a desgraça veio conforme profetizado mas não atingiu a sua casa. 


Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.Hebreus 11:31

Alguns obreiros da atualidade estão muito apegado à bens, cargos e títulos desse mundo carnal. Nunca se viu tantos sacerdotes e levitas buscando reconhecimento dos políticos e das autoridades seculares, buscando riquezas e fazendo alianças com o mundo, no entanto, no momento em que vier a desgraça sobre a terra (profecia bíblica), essa desgraça destruíra tudo o que foi conquistado, e aqueles que confiaram na força do Egito ficarão desnorteados, porque o Egito (em quem estavam confiados) terá perdido a sua força! Esse momento será muito triste, porque alguns perceberão tarde demais que erraram, e então serão prejudicados e até mortos por romperem essas alianças, já outros, para não se prejudicarem materialmente, farão alianças até com o Inferno, perdendo de vez a Salvação, é a Síndrome de Geazi. O obreiro Geazi que servia na presença do Profeta, não vigiou em seus pensamentos, e por essa razão deu lugar ao diabo e ficou leproso. Subtendemos que seu ministério foi encerrado, pois um leproso segundo as leis da época não poderia nem mesmo entrar na cidade. 


Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa". 
2 Reis 5:20

Biblicamente é correto que a Igreja seja reconhecida, e que os filhos de Deus sejam prósperos, mas prosperidade não é somente dinheiro, estabilidade etc. A prosperidade maior é quando você consegue ter paz em meio a guerra, é quando você não sente falta de nada em meio a escassez e fome, é principalmente é andar com Deus todos os dias da nossa vida, e as demais coisas nos são acrescentadas dia-a-dia

A mulher de Ló tinha um apego muito grande pela "sua terra" que seria destruída, no final, por causa desse apego exagerado ela se tornou em uma estátua de sal ...


Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.
Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal. 
Gênesis 19:24-26

... e por essa razão Jesus nos alertou: 


Lembrem-se da mulher de Ló!Lucas 17:32

Se Raabe foi lembrada como um bom exemplo por ter um foco correto, a mulher de Ló foi usada por Jesus como um exemplo a não ser seguido, e até hoje ela ficou conhecida como "a mulher de Ló" ou "a estátua de sal", ninguém nunca soube nem saberá o seu nome. Que desgraça!

Em resumo, os nossos pensamentos como obreiros do Céu que somos, devem estar focados no Céu, na Jerusalém Celestial, por que aqui nesta terra somos apenas peregrinos. Se assim fizermos viveremos bem, ainda que com lutas, mas bem, e o Nome do Senhor será exaltado em nós!


Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.
Hebreus 3:1
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.
1 Pedro 4:13


OREMOS:

Pai, Em O Nome de Jesus, me ajuda a compreender as coisas espirituais, inclusive a Tua Palavra que tem poder para me libertar. Me mostra o caminho em que devo andar, a terra em que devo ficar, para que estando no centro da Tua vontade, e vivendo conforme os teu propósito, eu possa te glorificar e assim alcançar a felicidade real sem depender de homens que morrem, e da matéria que se corrompe e se acaba. Louvado seja o Teu Nome.
Amém!


Autor: Rev. Rubens Braz - Direitos Reservados 2013

Em: II - MINISTÉRIO 


Tags: baruque  raabe  geazi  mulherdelo  reconhecimento  riquezas  prosperidade  destruição   
 photo DEPOIMENTOSanigif_zpsb180e74c.gif

Ouça esse Louvor enquanto lê! 

saciame.mp3

NOVO TELEFONE P/ CONVITES

55 11 97064-4215 

COMENTÁRIOS DE LEITORES:

" Foi mt bom ler tudo que vc escreveu, me fez ajoelhar e orar, obrigada. " Por Samira Takahashi - Gunma-Ken - Japan

" Hj pedi á Deus uma direção, e sem querer encontrei esta página na web. Me senti fortalecida e confiante pois creio q Deus está na direção e devo esperar com fé pois sei q não existe poder maior do que o Poder de Deus. " Por Selma Lima Brasília - DF

" Sim posso dizer que nestas palavras eu consigo enchergar o porque não consigo prosperar e não consigo crescer espiritualmente tb, trago um complexo de inferioridade desde pequeno... ... desejo ser liberto deste complexo desta situação que me afligia por toda minha vida e creio que hoje estou liberto pois vou orar e sei que Deus é fiel para me ajudar. obrigado por favor orem por mim. " Por Anônimo

"Graças a Deus por essa palavra. Eu desde pequeno fui instruído que eu tinha que crescer. Como não tinha a altura normal de criança, eu odiava isso e sempre zombavam... ... o complexo de inferioridade q começou pequinininho hoje trava minha vida toda. Mas no Nome de Jesus esse mal está repreendido da minha vida e por essas palavras eu não aceito ser um fracasso no Nome de Jesus! " Por Anônimo

" Estou me preparando para uma oportunidade na minha igreja e esta mensagem me tocou muito, pois pretendia pregar sobre ela, e agora o ESPIRITO SANTO me confirmou. Eu louvo a DEUS pela vida do Reverendo. AmÉM! " Por Anônimo

" Deus falou comigo, pois eu já estava perdendo a esperança de que Deus cumpria o que prometeu em minha vida . Agora tenho certeza que Deus nos chamou para reinar, e sentarei na mesa com Ele e o seu nome será glorificado em minha vida. " Por Anônimo

... que possamos entender que temos valor e somos amados, e como disse o amado Rubens: " Que nós possamos compreender que Deus nos fez a Sua imagem e semelhança, e que isso significa que Ele nos dá valor, e isso é o que basta para vencermos na vida". Que Deus nos abençoe e que possamos ter uma auto-estima sadia. " Por Anônimo

" Agradeço a Deus por essas palavras e por ter instruído tão bem ao seu servo, o Rev. Rubens e peço a Ele que sempre o abençoe, pois essas palavras verdadeiramente me tocaram e pude ver com clareza onde erro tanto diante de Deus e não consigo ver suas promessas se realizarem em minha vida.Quero muito ter um encontro com Deus e ser transformada, para poder ser usada por ele. " Por Anônimo

" Graças a Deus recebi aqui a minha libertação, pois como mefibosete estavá eu mais recebo de Deus a Libertação, a Vitoria, e tudo que me foi Roubado pelo diabo, recebo e toda derrota ficou para trás e não me alcaçará em nome de Jesus Para gloria de Deus eterno. " Por Anônimo

Pq na jornada. é frequente ver irmãos assim prostados em nda fazer mais, resginados esua frustações e angustias... ...Deus abençoe Rev.Rubens por esta mensagem, vinda do céu. " Por Anônimo 

" Preciso sair do sentimento de mágoas e rancor que parece me judiar. Por favor orem por mim. Amém! " Por Anônimo

" Esta Mensagem, tocou meu coração... Por Anônimo  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...