TALVEZ NÃO EXISTA COISA PIOR, DO QUE FICAR OBSCURECIDO NO ENTENDIMENTO, DIGA-SE: SEM LUZ NO ENTENDIMENTO!

UMA PESSOA QUE NÃO CONSEGUE TER CLAREZA, LUZ, EM SEUS PENSAMENTOS, PODERÁ VIR Á TOMAR DECISÕES, E A FAZER ESCOLHAS QUE LHE TRARÃO PREJUÍZO E DERROTA...

... O FATO, É QUE O ESCRITOR AOS EFÉSIOS NOS ALERTA QUE, ESSA FALTA DE CLAREZA, ESSE OBSCURECIMENTO DO ENTENDIMENTO, NÃO ACONTECE POR ACASO, E SIM QUANDO PERMITIMOS O ENDURECIMENTO DOS NOSSOS CORAÇÕES, DIANTE DA PALAVRA E DA VONTADE DE DEUS!
NÃO ENDUREÇA O SEU CORAÇÃO!

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.
Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.
Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.
Efésios 4:18-20
 
UMA PESSOA QUE ESTÁ SEM CLAREZA EM SEUS PENSAMENTOS, COM O SEU ENTENDIMENTO OBSCURECIDO (SEM LUZ), PODE CHEGAR A TOMAR DECISÕES ESTÚPIDAS, JÁ A OBEDIÊNCIA À DEUS, GERA UMA MENTE BRILHANTE, CHEIA DE BOAS IDÉIAS QUE DÃO CERTO!

O OBSCURECIMENTO DO ENTENDIMENTO, FAZ COM QUE A PESSOA VEENHA A AGIR COMO UMA "MULA EMPACADA", NÃO OUVE À NINGUÉM, NÃO OUVE CONSELHOS, NÃO OBSERVA A RAZÃO E AGE APENAS MOVIDA POR EMOÇÕES, E PRINCIPALMENTE PELO PECADO.

O GOVERNADOR PILATOS TENTOU DISSUADIR A MULTIDÃO, DAQUELA DECISÃO ESTÚPIDA E INJUSTA, QUE CONDENARIA E MATARIA O JUSTO JESUS, E DE LIBERTAR O CRIMINOSOS BARRABÁS, MAS DEVIDO AO ENDURECIMENTO DOS SEUS CORAÇÕES, O ENTENDIMENTO DELES ESTAVA OBSCURECIDO, SEUS PENSAMENTOS ESTAVAM SEM CLAREZA, SEM LUZ.
PESSOAS QUE ENDURECEM OS CORAÇÕES DIANTE DE DEUS, FICAM OBSCURECIDAS NO ENTENDIMENTO, E TERMINAM COMETENDO INJUSTIÇAS E DESMANDOS!

"Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus? ", perguntou Pilatos, sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus.
Mas os chefes dos sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Pilatos, ao contrário, soltasse Barrabás.
"Então, que farei com aquele a quem vocês chamam rei dos judeus? ", perguntou-lhes Pilatos.
"Crucifica-o", gritaram eles.
"Por quê? Que crime ele cometeu? ", perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: "Crucifica-o! "

  
A PALAVRA "OBSTINADO", TEM DUPLO SENTIDO, UM POSITIVO, E UM NEGATIVO.
SER UMA PESSOA "OBSTINADA" EM CERTO CONTEXTO PODE SIGNIFICAR UMA PESSOA DETERMINADA, FIRME, DECIDIDA, MAS, EM OUTRO CONTEXTO, PODE SIGNIFICAR ALGUÉM TEIMOSO, DESOBEDIENTE, O FAMOSO "CABEÇA-DURA", E CONFORME JÁ FALAMOS NESSA MENSAGEM: ALGUÉM QUE POSSUE UM CORAÇÃO ENDURECIDO.

O PROBLEMA É QUE, SEGUNDO A BÍBLIA, SE ALGUÉM DE FORMA "OBSTINADA", NO SEGUNDO SENTIDO QUE APRESENTEI (TEIMOSIA), NORMALMENTE ESSA PESSOA ATRAIRÁ CASTIGO PARA SÍ, A TEIMOSIA GERA CASTIGO.
NÃO ATRAIA CASTIGO PARA A SUA VIDA, NÃO SEJA OBSTINADO (TEIMOSO) DIANTE DE DEUS.

NO VELHO TESTAMENTO, HAVIA MUITOS RELIGIOSOS "OBSTINADOS", QUE DAVAM MUITO VALOR AO RITUAL DE CIRCUNCISÃO NO CORPO, MAS QUE NÃO VALORIZAVAM A VERDADEIRA ALIANÇA COM DEUS.
NORMALMENTE, O RELIGIOSO COSTUMA SER "OBSTINADO", "CABEÇA-DURA", TEIMOSO COM RELAÇÃO À CERTAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS E TRADIÇÕES, QUE NEM SEMPRE ESTÃO EM ACORDO COM A PALAVRA DE DUES, E POR ESSA RAZÃO, HÁ MUITOS RELIGIOSOS COM O ENTENDIMENTO OBSCURECIDO (SEM LUZ).

"Vêm chegando os dias", declara o Senhor, "em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,
como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinado. "
Jeremias 9:25,26

PESSOAS ORGULHOSAS, NORMALMENTE SÃO "OBSTINADAS" (TEIMOSAS", TEM DIFICULDADE EM ACEITAR MUDANÇAS, CONSELHOS, OPINIÕES, QUEBRA DE PARADIGMAS, POSSUEM UM PENSAMENTO FIXO (OPINIÃO) SOBRE CERTAS COISAS, MESMO QUANDO ESTÃO SE PREJUDICANDO OU PREJUDICANDO A OUTREM, LOGO, SÃO ESPECIALISTAS EM "DAR UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ".
O SEGREDO PARA NÃO ENDURECER O CORAÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE FICAR COM O ENTENDIMENTO OBSCURECIDO (SEM LUZ) É SER HUMILDE, E SER HUMILDE É:

... NÃO SE GLORIAR EM SUA PRÓPRIA SABEDORIA (OUÇA)...
... NÃO SE GLORIAR EM SUA PRÓPRIA FORÇA (CONTE COM AS PESSOAS)...
... NÃO SE GLORIAR EM SUA RIQUEZA (COMPARTILHE E SEJA GRATO)...
... MAS, SE GLORIAR EM CONHECER AO SENHOR DEUS!

QUEM BUSCA CONHECER À DEUS, E LHE DÁ OUVIDOS, JAMAIS FICARÁ SEM LUZ EM SEU ENTENDIMENTO, PORTANTO NÃO AGIRÁ DE FORMA ESTÚPIDA, CAUSANDO PREJUÍZO À SI MESMO OU AO SEU PRÓXIMO, E DEUS SE AGRADARÁ!

Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,
mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.


Oração do dia:
Senhor meu Deus, eu peço perdão se tenho endurecido o meu coração, agindo de maneira obstinada e rebelde.
Deus, não quero ter o meu entendimento obscurecido, preciso da Tua luz iluminando meus pensamentos, decisões, escolhas, e para isso eu prometo:

... NÃO ME GLORIAR EM MINHA PRÓPRIA SABEDORIA (OUVIREI)...
... NÃO ME GLORIAR EM MINHA PRÓPRIA FORÇA (CONTAREI COM AS PESSOAS)...
... NÃO ME GLORIAR EM MINHA RIQUEZA (COMPARTILHAREI E SEJA GRATO)...
... MAS, IREI ME GLORIAR EM CONHECER AO SENHOR DEUS!

Aleluia!
Em O Nome de Jesus Cristo, eu declaro que não ficarei com o meu entendimento obscurecido,  tomando decisões e fazendo escolhas estúpidas, mas  com a luz que é a Palavra de Deus, iluminando o meu entendimento, glorificarei à Deus, vivendo uma vida de conquistas e de Milagres.
Louvado seja Deus!
Amém!



==========================================================
COPYTH - DIREITOS RESERVADOS 2014 - REV. RUBENS BRAZ
PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARA FINS COMERCIAIS