PROJETO AIMELEQUE MISSÕES MUNDIAIS


Espada e pão para os obreiros... Braço Missionário e de Evangelização do Ministério SACIAME. Watsapp 11 97064-4215

04 - Conheça o Projeto Aimeleque para a Guatemala...

Postado por Ministério Saciame Cristãos Interdenominacionais Apoiando em quinta, janeiro 14, 2021 Em: Projetos Missionários

04 - Conheça o Projeto Aimeleque para a Guatemala...


PORQUÊ GUATEMALA?

Eu estava orando pelas nações, no Centro da Vigília Permanente de oração do Vale da Benção, quando pedi à Deus que Ele me revelasse um país, sobre o qual Ele gostaria que eu fizesse o meu trabalho acadêmico, do Curso de Missões Transculturais.


Com a Turma do CPM/2008 e a Mis. Márcia Tostes

Enquanto estava orando pela Guatemala, recebí um toque especial de Deus. Porém me disseram que a diretoria não aceitaria a minha proposta, porque no momento não estaria trabalhando com esse país, mas eu disse: “se essa é a vontade de Deus, Ele vai abrir a porta”.


1º Sinal de Confirmação- Guatemala
O fato é que a Diretoria da Agência Missionária, “quebrou” uma norma administrativa que já existe à anos na Agência, para aceitar a minha proposta. Em decorrência desse fato, realizei um extenso trabalho de pesquisa acadêmica sobre a Guatemala. O resultado desse trabalho (além do conhecimento adquirido sobre o referido país), foi um livro acadêmico com mais de cem páginas, também publiquei todo o conteúdo do livro em um site que construí na web, e com muitos recursos de pesquisa sobre a Guatemala. Enfim, além de ter aprendido muito sobre esse país, resolvi colocar esse material de pesquisa à disposição de outros missionários.
Para acessar o conteúdo acesse www.rubenseaguatemala.blogspot.com.

2º Sinal de Confirmação - Guatemala
Era do meu conhecimento a norma da Agência de, primeiramente enviar o missionário para a Bolívia, e somente depois enviar ao campo missionário específico. Porém no meu caso, “quebraram” outra norma, ao término do meu Treinamento Missionário, me chamaram para uma reunião, onde me propuseram ser missionário na Guatemala.


3º Sinal de Confirmação - Guatemala
Exatamente no dia da minha formatura, o missionário Jesuel, responsável pelo Centro de Treinamento Missionário na Guatemala chegou ao Brasil e participou do culto cerimonial, o detalhe é que ele não tinha conhecimento nem do meu projeto missionário para a Guatemala, tampouco sobre a realização da formatura.


4º Sinal – Guatemala

Com o Mis. Jesus da Guatemala


Ao término da formatura, todos fomos ao restaurante para participar do almoço de formatura, e lá a diretora da Missão, a Missionária Márcia Tostes, me apresentou o Missionário Jesuel da Guatemala. Durante o nosso rápido diálogo, sentimos a
necessidade de conversar mais profundamente, por isso nos retiramos para a "casa dos missionários, onde o Missionário Jesuel estava hospedado, e durante uma conversa mais extensa, o missionário não só me colocou à par da necessidade na Guatemala, isso através de fotos e relatórios, mas também me fez uma proposta para trabalhar com ele na Guatemala e no México, o mais interessante é que o projeto que o Missionário me propôs veio ao encontro do meu desejo e do meu projeto, por isso decidí orar à respeito e buscar o apoio e suprimento necessário para que essa missão seja possível.


5º Sinal de Confirmação – Guatemala

Deus usou uma missionária que encontrei depois de muitos anos, e em profecia Deus disse que “me levará à Guatemala para me mostrar algo que definirá o meu ministério.” Assim creio que foi confirmado “uma parte do plano de Deus para o meu ministério”, e quando Ele permitir, estaremos obedecendo o ide à Guatemala...


LEIA UM TRECHO DO TRABALHO ACADÊMICO SOBRE A GUATEMALA ESCRITO PELO REVERENDO RUBENS BRAZ. VOCÊ PODE LER O LIVRO NA ÍNTEGRA NO SITE http://www.rubenseaguatemala.blogspot.com/, ou clicando aqui>>>


7 – Religião

7.1 – Quadro de Religiões

Católicos Romanos - 58%
Protestantes - 40%
Religiões Maias Tradicionais - 1%
Muçulmanos - 0,7%
Budistas e Hinduístas - 0,2%
Outras religiões - 0,1%

A religião predominante é o catolicismo romano, ao qual foram incorporadas formas tradicionais de culto por muitos guatemaltecos indígenas. Está presente também, de forma minoritária, a Igreja Protestante, em especial a Batista e Evangelica.Estima-se que o protestantismo e as religiões maias tradicionais sejam praticados por 40% e 1% da população, respectivamente.
Na região das Antilhas em geral, manisfestam-se crenças trazidas por europeus, africanos e hindus. Existe um vasto crisol que misturam entre si as supertições e as práticas mágicas de grupos étnicos muito deferentes uns dos outros. Na atualidade, o feiticeiro, o bruxo (quinboiseur) têm muita importância na vida cotidiana da população e a maioria respeita os seus conselhos.
A evangelização da Guatemala esteve ligada à conquista e colonização do país pelos espanhóis. Antes da chegada dos espanhóis, os mayas praticavam uma religião própria. Veneravam a terra e consideravam a agricultura como o que tinham de mais importante. Os espanhóis forçaram o mayas a praticar o catolicismo. Para evitar a perseguição, o maya adotou o catolicismo, mas guarda vestígios da religião original. Um exemplo é Maximon, uma mistura de São Simão e um Deus dos Mayas.
No entanto, muito cedo, uma parte da Igreja começou a denunciar as injustiças cometidas contra os índios. Frei Bartolomeu de Las Casas foi um dos que mais se destacaram na defesa da causa indígenas.
Após um longo período de compromisso com a colonização e com os governos que favoreciam a injustiça, a Igreja guatemalteca contemporânea toma partido pelos oprimidos e optou por estar ao lado dos pobres. Sinal disso é a longa lista de mártires, que pagaram com o seu sangue o anúncio do Evangelho e a denúncia das injustiças.

7.2 - Evangélicos serão maioria na Guatemala até o fim deste século.
28 de junho de 2007

Segundo a previsão de especialistas em antropologia e estudos em religião, a Guatemala pode se tornar o primeiro país da América Latina em que o número de protestantes e evangélicos vai superar o de católicos neste século. A notícia foi divulgada pela imprensa internacional nos últimos dias. Embora as estimativas variem, calcula-se que hoje mais de 30% da população do país, de cerca de 13 milhões de pessoas, pertençam a alguma das numerosas denominações protestantes e evangélicas, que o torna o país das Américas com maior proporção de evangélicos e protestantes. Em segundo lugar está o Chile com 25%. No Brasil, o grupo representa 15,4% da população.

O crescimento das igrejas evangélicas e protestantes – que na Guatemala são chamadas apenas de "cristãs" – começou em 1976, ano em que um forte terremoto devastou o país, e expandiu-se na década de 1980, período onde a guerra civil que assolava o país há cerca de 20 anos tomou proporções alarmantes. Tanto que várias igrejas com sedes nos Estados Unidos enviaram missões de ajuda. Como resultado, muitos guatemaltecos deixaram a Igreja Católica para se tornaram evangélicos e protestantes.

Uma igreja missionária Segundo as informações vindas do país, as igrejas evangélicas e protestantes guatemaltecas são as maiores enviadoras de missionários ou pastores da América Central para diversos países, como Portugal, Espanha e Estados Unidos, aproveitando o grande fluxo de imigrantes para estes países. O despertamento para a obra missionária é considerado como fruto do trabalho dos primeiros missionários americanos no país, desde o século passado, e do apoio prestado durante o período da guerra civil no país.

Comunicação
Assim como no Brasil, na Guatemala os evangélicos também usam bastante os meios de comunicação para evangelizar. O formato de suas estações de rádio é ágil e tem desenvoltura. Há, inclusive, emissoras destinadas exclusivamente a jovens, com programações mais dinâmicas e músicas modernas. Uma igreja local possui, sozinha, uma emissora de televisão e 25 estações de rádio em toda a Guatemala.

A Igreja Católica, por sua vez, reconhece que ficou atrasada no uso da mídia.
Enquanto os evangélicos têm programas quase diários com seus pastores carismáticos, os católicos não têm sequer um canal de televisão de alcance nacional. Para muitos, a Igreja Católica "ficou adormecida".

Oremos...
Para que o crescimento dos evangélicos e protestantes na Guatemala seja algo concreto e genuinamente conduzido pelo Senhor. Que os crentes guatemaltecos cresçam em sua fé em Cristo, dêem um excelente testemunho para a sociedade e que muitos venham para Jesus através deles. Ore também pelo movimento missionário naquele país, para que o Senhor de Missões os use poderosamente para levar o
Evangelho aos hispanos que moram nos Estados Unidos e Europa e aos confins da terra.

Fonte: Site JMM-Missões Mundiais

7.3 – Guatemala: País mais religioso do mundo
Em 20 de Dezembro de 2007. Pesquisa da fundação alemã Bertelsmann aponta a Guatemala como o país com maior proporção de pessoas que se consideram religiosas no mundo. Segundo o estudo, mais de 96 por cento da população da Guatemala se considera religiosa, a mesma proporção registrada no Brasil, segundo país mais religioso do planeta. No entanto, o país da América Central ficou a frente do Sul-americano por conta da alta proporção, 76 por cento, de pessoas que se consideram «altamente religiosas», cinco por cento maior que no Brasil.
A pesquisa, intitulada Monitor Religioso, é uma das maiores do mundo sobre o assunto e reúne 21 mil entrevistas realizadas em 21 países. Cada inquirido respondeu a 100 perguntas sobre vários aspectos da religiosidade.

7.4 – Religião em Números
A separação oficial entre a Igreja e o Estado por mais de 100 anos tem dado grande liberdade aos evangélicos e tem aumentado as suas influências à custa da, então, dominante Igreja Católica. Mais de 25% dos classificados como católicos no censo são, basicamente, cristãos-pagãos, com deuses maias transformados em santos católicos.
...

Missionários da Guatemala
P,I,A de 31 agências em 17 países: Guatemala, 149; Espanha, 29; EUA, 22; México, ...

Missionários na Guatemala
P, I, A 671 em 73 agências de 18 países: EUA, 572; Canadá, 27; Coréia, 18.

7.5 - DESAFIOS DE ORAÇÃO

1- O reconhecimento dos erros cometidos contra a população indígena por mais de 500 anos, e a reconciliação após uma geração de guerras atrozes têm que ser encarados e deixados no passado. O papel desempenhado pelos EUA em armar os opressores e fechar os olhos para os abusos dos direitos humanos. Deve haver um reconhecimento das características multiculturais do país.
2A Igreja Católica tem decaído em influência e em número. A evasão para as igrejas evangélicas e para a religião mais reavivada foi maciça. A aceitação da teologia da libertação por alguns padres e os esforços para disciplinar os grandes grupos do movimento de renovação carismática acabaram por acelerar este declínio. Que a vida nova permeie a igreja, e que os carismáticos se enraízem nas Escrituras.
3A difusão do evangelismo se dá por muitos meios: cruzadas nas cidades, esforços nacionais, 20 escolas cristãs de ensino médio, dois canais cristãos de televisão, muitas estações de rádio locais cristãs, numerosas revistas e jornais cristãos, e o fervoroso testemunho pessoal dos cristãos. Ore para que o fruto seja conservado, os crentes sejam amadurecidos, e que a nova geração seja ganha para Cristo. Profissões de fé superficiais e o aumento nos índices de apostasia estão se tornando comuns.
4A visão de avanço foi estimulada por conferências nacionais e internacionais nos últimos 20 anos. Existem agora mais de 17.000 congregações evangélicas. Ore para que:
a.A Guatemala se torne o primeiro país com mais de 50% de evangélicos nos próximos 20 anos.
b.Todas as comunidades possam ter uma congregação evangélica. Existe uma cidade, Almolonga, onde se calcula que 60% da população seja evangélica.
c.O PLANO 1000 DIAS da COICOM foi o maior incentivo cooperativo das igrejas evangélicas em 2000-2002.
Ore para que a unidade entre os líderes evangélicos continue a crescer e seja mantida. Este é o alvo da Aliança Evangélica da Guatemala.
5- O treinamento da liderança está bem provido com seis seminários (digno de mençlão é o Seminário Teológico Centro-Americano, fundado pela CAMI, e agora sob a liderança guatemalteca, com 1.700 graduados em 26 países), numerosas escolas bíblicas denominacionais (incluindo 27 das AoG) e mais de seis programas TEE. O programa TEE foi pioneiro com os presbiterianos nos anos 60 e agora se espalhou pelo mundo. Ore por líderes humildes e capazes que se ergam acima da mediocridade, das divisões e da carnalidades, tão comuns agora no corpo de Cristo. Ore também por meios eficazes de treinar líderes para as igrejas rurais.
6A cultura maia teve um renascimento com a recuperação da sua civilização ancestral (ciência, matemática e escritos) que emergiu durante a guerra. Para alguns, isto levou à ressurreição da velha e, por muito tempo submersa,religião maia. Mas para outros, ao florescimento de um cristianismo nativo com as muitas novas traduções da Bíblia em suas línguas. Igrejas entre os mam, quiche, kekchi e outros tiveram um crescimento rápido, e todas as tribos receberam ações evangélisticas. Nisto os Presbiterianos, a CAMI,a com, a UWM eos Menonitas foram notáveis. Ore para que estas igrejas amadureçam, sejam lideradas com eficiência, e dêem uma contribuição vital para a Igreja na nação.
7A tradução da Bíblia. A SIL tem dado uma contribuição significativa para os 38 povos ameríndios, providenciando Novos Testamentos para muitos deles. Este tipo de trabalho está em andamento para outros 17 povos. A SIL tomou a decisão de passar todos os projetos de tradução restantes para os crentes da nação. Ore pelo término bem sucedido e pelo uso eficaz destas traduções.
8Os menos alcançados:
a.Povos ameríndios com menos crentes ativos: ospocomam, pocomchi, ixil, jacaltec, chorti e upsantec têm mostrado menos resposta ao Evangelho, embora haja igrejas ativas crescendo entre eles.
b.Garifuna (Caribes Negros) descendentes de africanos e ameríndios caribes. O filme JESUS foi dublado na língua deles,e toda a Bíblia está sendo preparada.
c.Os chineses: existe apenas uma pequena comunidade de crentes conhecida
d.Os estudantes são um campo maduro; tanto a CCCI quanto a GEU(IFES) possuem ministérios nos campus. A GEU possui um forte ministério evangelístico e também um programa evangelístico semanal no rádio.
e.Crianças em crise: 27% dos menores de 5 anos estão abaixo do peso normal; existem 56.000 órfãos da guerra e mais de 5.000 crianças de rua na capital. Estas últimas vêm sendo severamente traumatizadas e perseguidas. Ore por ministérios locais e internacionais que procure ajuda-los.
9 O movimento missionário guatemalteco começou em 1982 com uma visão mundial. Em 1984 a Agencia Misionera Evangélica (AME) foi fundada, e desde então, outras denominações e missões internacionais foram lançadas. Existem pelo menos três centros missionários de treinamento. A CONEMM (a Comissão Nacional de Missões para o Mundo) coordena os esforços nacionais de missões. Mais de 100 missionários transculturais foram enviados nos últimos 15 anos, e este mover está crescendo.
10As missões estrangeiras deram muita atenção ao país. A dura batalha de fé dos pioneiros semearam a colheita de hoje. Uma menção especial tem de ser feita aos Presbiterianos,AoG, ICFG, CAMI, os Irmãos e os pioneiros Nazarenos. Muito do impulso inicial passou, mas existem ainda áreas-chave onde este início missionário é importante.
11A mídia cristã:
a.O filme JESUS vem sendo muito usado por várias igrejas. Ele está disponível em 9 línguas, e sendo preparado em outras 26.
b.Os programas de Rádio e TV cristãos estão amplamente disponíveis nas estações locais e nacionais. A TWR e HCJB cooperam usando transmissões via satélite para Guatemala.
c.As fita cassete são vitais para os muitos analfabetos. A GNR gravou para 42 das 52 línguas. As fitas das Escrituras produzidas pela SIL e outras são uma contribuição-chave para o ensino.

7.6 - RESPOSTAS DE ORAÇÃO
1 - A assinatura do acordo de paz para acabar com 36 anos de guerra. Os cristãos evangélicos e católicos tiveram um papel significativo nesta conquista.
2 – O crescimento contínuo do percentual de evangélicos da população de 3% (96.000) em 1960, para 25% (2.900.000) na pesquisa de 2.001. Os fatores que contribuíram foram o terremoto devastador de 1976, a violência e a dor da guerra, o testemunho eficaz dos crentes e a grande e dedicada força missionária.
3 – A crescente apreciação das autoridades pela contribuição dos evangélicos para as soluções dos problemas sociais, tais como as crianças de rua, uso de drogas, os sem-teto e o analfabetismo.

Em: Projetos Missionários 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Crie um site gratuito com o Yola